Aconteceu: lançamento do livro do Caio! | Vereador Caio Cunha

Aconteceu: lançamento do livro do Caio!

05 de Dezembro de 2017 | 9 visualizações | Por: Caio Cunha | Atualizado em: 11 de Dezembro de 2017
Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

Eles ocuparam a cidade: como engajar pessoas para transformar o Brasil

Mais de 300 pessoas prestigiaram o lançamento do livro Eles ocuparam a cidade: como engajar pessoas para transformar o Brasil, de autoria do vereador Caio Cunha (PV). Realizada na noite desta segunda-feira (4 de dezembro), no ComVem Patteo Mogilar (rua Manuel de Oliveira, 269 – Mogilar), a cerimônia marca o início do tour de lançamento da obra, que é embasada nos elementos “Ser”, “Fazer” e “Transformar”, que compõem a trilha de mudança política e social. 

Com início às 19 horas, a sessão de autógrafos contou com a presença dos prefeitos de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), e de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR); do ex-prefeito mogiano, Marco Bertaiolli; do deputado estadual Marcos Damásio (PR); dos vereadores de Mogi das Cruzes Fernanda Moreno (PV), Antônio Lino (PSD), Cuco Pereira (PSDB), Otto Rezende (PSD), Marcos Furlan (DEM), Maurinho do Despachante (PSDB) e Sadao Sakai (PR), além dos parlamentares Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (Ferraz de Vasconcelos), Lisandro Frederico (Suzano) e Saulo Souza (Poá). Estiveram presentes também os secretários municipais Mateus Sartori e Daniel Teixeira de Lima, da pasta de Cultura e do Verde e Meio Ambiente, respectivamente.

Ao longo de 192 páginas, no livro Eles ocuparam a cidade: como engajar pessoas para transformar o Brasil, Caio aposta na transformação do país por meio das cidades. Inclusive, o parlamentar compartilha seu mandato colaborativo, por meio do “Grupo 300”, que é aplicado em Mogi das Cruzes e que tem ganhado adesão de outros parlamentares do Brasil.

De acordo com Caio, o livro possui um formato dinâmico e interativo. As partes, por exemplo, são independentes, ou seja, o leitor pode criar seu próprio caminho de leitura. Além disso, o livro conta com muitos depoimentos e casos reais, conexões com o mundo digital e um projeto gráfico diferenciado, que segue um estilo revista e traz ilustrações de Weberson Santiago, que já ilustrou obras de Walcyr Carrasco e Maurício de Sousa.

“A ideia é mostrar que política não é uma coisa chata, mas que, sim, podemos mudar nossa triste realidade, desde que tenhamos a atitude certa para isso. Nesse sentido, Eles ocuparam a cidade é muito mais do que uma história sobre política, é uma fonte de inspiração e um caminho para a mudança que queremos. Então, nosso objetivo é inspirar pessoas a aplicarem esta metodologia em seus mandatos, organizações e empresas”, afirmou.

Em parceria com os vereadores Thiago Lucena (PMN), de João Pessoa-PB; Marco Santo Antônio (PDT), de Angra dos Reis-RJ; Gustavo Bonafé (PSDB), de Poços de Caldas-MG; Amaury Dias (PV), de Ribeirão Pires-SP; Esdras Nascimento (PSB), de São Vicente-SP; Marcelo Krauss (REDE), de Itajubá-MG; Leandro de Morais (PPS), de Pouso Alegre-MG; e Rodolfo Marcondes (PDT), de Salesópolis-SP, que integram a Rede Nacional de Mandatos Colaborativos, Caio pretende começar, a partir de janeiro de 2018, o tour de lançamento e divulgação do seu livro.

"É uma alegria imensa poder compartilhar nossa metodologia de mandato colaborativo agora por meio de um livro. Agradeço a todos que estiveram no lançamento. Acredito que estávamos todos unidos em torno da certeza de que o Brasil tem jeito e que podemos fazer a diferença no país. Espero que o livro sirva para inspirar e provocar as pessoas a serem a transformação de que precisamos", conta Caio Cunha.

 

O livro

Na primeira parte do livro, “Ser”, o vereador fala sobre a mudança pessoal para promover a transformação em sua volta, contando exemplos pessoais extraídos a partir da sua jornada política. “Sabe aquela história de que a mudança tem início nas pessoas? É exatamente deste pressuposto que inicio o capítulo, que tem o objetivo de abordar a importância da população sair da zona de conforto e se engajar na transformação”, explicou.

Já a segunda parte vai instigar o leitor e mostrar que, além de ter um bom posicionamento e uma postura diante às redes sociais e aos discursos, é necessário “colocar a mão na massa”. É nessa parte que Caio fala sobre o desenvolvimento e o funcionamento do grupo “300” - uma rede de cidadãos que, voluntariamente, apoiam o mandato colaborativo do mogiano por meio de uma metodologia exclusiva, a qual foi pensada e sistematizada com o objetivo de fomentar o compartilhamento de ideias e a cocriação de soluções para a cidade.

Por fim, no bloco “Transformar", o verde apresenta o sucesso da equação “Ser + Fazer = Transformar”, ao mostrar como o seu projeto já conquistou Mogi das Cruzes e está rapidamente sendo adotado em outras cidades brasileiras por meio de sua rede nacional de mandatos colaborativos, cuja premissa é de juntar vereadores de todo o Brasil que tenham uma gestão participativa em suas cidades.

 

 DADOS

Livro: Eles ocuparam a cidade: como engajar pessoas para transformar o Brasil

Autor: Caio Cunha

Editora: Simbora

Páginas: 192 páginas

Segmento: Político

Valor: R$ 40