Biografia | Vereador Caio Cunha

Biografia

Se existisse uma palavra para definir Caio Cunha de maneira resumida, certamente seria "versátil". Talvez assim fosse possível explicar a diversidade de tarefas e responsabilidades que ele assume, não por obrigação, mas movido por pura ideologia. Taí a segunda palavra que também o descreveria com fidelidade: Idealista. Caio é, por natureza, um sonhador.

Sonha grande: quer um mundo melhor, uma sociedade justa, o fim das desigualdades. E também sonha pequeno: quer ver a Júlia e o pequeno Miguel se tornarem cidadãos leais e capazes de dedicar o amor ao próximo.

Foi motivado por esses pequenos e grandes sonhos que Caio Cunha entrou na política. Descendente de uma família que sempre teve o debate político como foco das conversas rotineiras, Caio nunca se acomodou ou se conformou com aquilo que considerava errado ou desigual. E em 2007, iniciou um trabalho de base com a juventude mogiana para iniciar um processo de mudança. A ideia era despertar as pessoas a tomarem partido, descruzarem os braços e adotarem uma postura crítica. Assim surgiu o movimento “Seja”.

Com um restrito grupo de 60 pessoas, foi lançada a campanha de Caio Cunha a vereador de Mogi das Cruzes. Na contramão das demais campanhas eleitorais, o grupo de Caio trouxe uma nova proposta para propagar as ideias políticas, dispensando o uso de papéis, cavaletes e outros artefatos. E apostando firmemente na mão-de-obra voluntária.

O resultado foi uma campanha de baixíssimo custo e geração mínima de materiais, mas com um expressivo engajamento verbal e social. Esta união de vozes foi, portanto, fundamental para que a enxuta campanha em 2012 fosse bem sucedida.

Após a posse, foi possível implementar o tão sonhado mandato participativo, formado por ideias e opiniões daqueles que caminharam juntos durante a campanha. Com isso, a somatória de vozes que acreditam em uma mudança só vem aumentando. Hoje, o grupo chega à expressiva marca de 300 pessoas, unidas em prol do mesmo propósito: mudar Mogi das Cruzes para melhor.

Foi assim que Caio, um impulsivo por natureza, curioso por personalidade, inquieto por vocação, chegou à Câmara de Mogi das Cruzes. A partir deste momento, deixa de ser um mero cidadão espectador e tem a responsabilidade de representar o município onde nasceu, cresceu, estudou e formou família.

A relação de Caio com Mogi é, inclusive, um caso a parte. Mesmo trabalhando em São Paulo, ele sempre manteve residência em Mogi das Cruzes. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou a carreira profissional como designer e coordenou, nos últimos anos, projetos na área de T.I, tendo como clientes instituições de grande porte como a Vivo, o Bradesco e a Telefônica. Da experiência profissional, aprendeu a liderar e a manter um bom relacionamento com os colegas.  

Caio pode dizer hoje que seus ideais estão saindo do papel. E por isso, os desafios mudam. É hora de reconhecer que a somatória de forças promove ações e mudanças, mas é tempo de lembrar que, embora os sonhos comecem a se tornar realidade, sempre haverá espaço para acreditar na utopia. É ela quem dá coragem para acreditar em novas ideias. E para a equipe Caio Cunha, ideias novas nunca faltam.