Lançamento do Brasil Mais Jovem 2018

Parlamentar foi convidado pelo Movimento Jovens na Política. Cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, foi marcada pela assinatura do decreto que cria o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE) pelo Presidente da República, Michel Temer.


O vereador de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PV), participou nesta quarta-feira (15), ao lado de diversas lideranças nacionais e internacionais, do lançamento do Brasil Mais Jovem 2018, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF. O pacote de medidas de apoio e desenvolvimento das juventudes brasileiras foi lançado pelo Presidente da República, Michel Temer (MDB) que, na ocasião, também assinou o decreto que cria o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). O parlamentar mogiano foi convidado pelo Movimento Jovens na Política (MJP) para comparecer à cerimônia na capital federal representando o Legislativo do Estado de São Paulo.


De acordo com Caio Cunha, o convite do Movimento Jovens na Política (MJP) ocorreu devido às pautas ligadas à juventude que o vereador desenvolve em seu mandato colaborativo em Mogi das Cruzes. “É uma honra imensa poder participar do lançamento do Brasil Mais Jovem 2018, a convite do Movimento Jovens na Política, que reconheceu minha atuação como vereador em prol da juventude em nossa cidade”, agradece Caio.


O evento aconteceu no Salão Leste do Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente Michel Temer, do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, do Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, além de parlamentares, movimentos sociais, Conselho Nacional da Juventude, Comitê Interministerial da Juventude, movimentos negros, agências internacionais da ONU e juventudes partidárias.


O Brasil Mais Jovem 2018 é um pacote que reúne 12 iniciativas nacionais voltadas aos jovens de 15 a 29 anos. Essas iniciativas vêm para complementar o Brasil Mais Jovem lançado em 2017, e são as seguintes: o Diagnóstico sobre a Juventude LGBT, o Diagnóstico sobre o Juventude Rural, o Inova Jovem, a Implantação de 27 Estações Juventude 2.0, o Plano Nacional de Startups e Empreendedorismo para Juventude, o Novo Plano Juventude Viva, a ampliação do Programa Forças no Esporte (PROFESP) no Rio de Janeiro, a proposta de atualização Projeto de Lei 4530/04 do Plano Nacional de Juventude (PNJ), a campanha Conselhos em Rede, o Atlas da Juventude, a regulamentação do decreto que cria o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE) e o ID Jovem 2.0.


Já o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE) articula os esforços e determina a responsabilidade dos três níveis de governo, isto é, municípios, estados e União, na execução da Política Nacional de Juventude (PNJ). “São importantes políticas públicas para entender nossas juventudes, além de garantir o desenvolvimento dos jovens brasileiros, com inovação, empreendedorismo e educação. Mogi das Cruzes também poderá se beneficiar com esse programa”, conclui Caio Cunha.


Movimento Jovens na Política

O Movimento Jovens na Política (MJP) é uma iniciativa de conscientização política sediada em Brasília-DF, que trabalha para defender direitos fundamentais e sociais da criança, do adolescente e do idoso, se mobilizando para garantir o acesso a escolas, postos de saúde, hospitais e moradia, junto com a preservação do meio-ambiente.

Caio quer aulas de skate nas Escolas Municipais

Indicação foi feita pelo vereador Caio Cunha (PV) durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (15 de agosto); objetivo é incentivar o aluno a praticar novos esportes e desenvolver habilidades

O vereador Caio Cunha (PV) indicou à Prefeitura de Mogi das Cruzes a implementação de aulas de skate na grade de atividades oferecidas pelas escolas municipais de tempo integral. A proposta tem a finalidade de estimular o desenvolvimento corporal por meio da prática do esporte, que, recentemente, tornou-se uma modalidade olímpica.  O documento foi apresentado durante sessão ordinária, na tarde desta terça-feira (15 de agosto), na Câmara Municipal (avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 381 - Centro Cívico).

Segundo o parlamentar, o skate, além de ter sido oficializado como nova modalidade para as Olimpíadas de 2020, em Tóquio, vem ganhando espaço na sociedade e, principalmente, adesão dos jovens:

“Em Mogi (das Cruzes), por exemplo, contamos com escolas municipais que possuem atividades como teatro, dança, jogos e esportes. Pensando nisso, a proposta da indicação apresentada hoje (15 de agosto) é de colocar na programação do contraturno escolar aulas de skate, ofertando, assim, novas atividades e possibilitando o desenvolvimento corporal”, argumentou.

Caio ressalta, ainda, que aulas de esqueitismo poderão resultar no interesse dos estudantes na prática de atividades físicas, ao passo em que beneficiará o desenvolvimento físico e mental do aluno:

“Praticar esportes e desenvolver habilidades artísticas e culturais é importantíssimo para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Além de ajudar no desempenho escolar, o esporte ajuda na concentração, potencializa a memória e melhora a autoestima”, explicou o verde.

Talento

Caio Cunha acredita também que as aulas poderão potencializar o talento dos alunos que já praticam skate e daqueles que desejam começar, oportunizando o treino e o aperfeiçoamento de técnicas com o apoio da municipalidade:

“Nossa região está cheia de skatistas talentosos, como é o caso da atleta mogiana Letícia Gonçalves, que é cotada para integrar a seleção brasileira nas olimpíadas de 2020.  Acredito que esta iniciativa trará dois importantes benefícios: novos talentos poderão ser encontrados e o aluno estará mais integrado ao ambiente escolar”, concluiu.